Arquivar julho 2017

Saber como captar clientes é uma das mais desafiadoras funções de um profissional de vendas. Pode até parecer óbvio, mas existem, na verdade, diversas funções desempenhadas por vendedores que vão muito além da venda em si:

  • Estudar o mercado;
  • Conhecer seus produtos e serviços;
  • Preparar-se para reuniões de vendas;
  • Preparar materiais e apresentações;
  • Fazer relatórios e orçamentos (em alguns casos);
  • Fazer o atendimento de clientes atuais e vender cada vez mais para eles;
  • Fazer vendas consultivas e desenvolver soluções customizadas em conjunto com o cliente.

E muitas outras.

Mas saber como captar clientes é uma competência central a ser desenvolvida por vendedores que querem se destacar. As outras são importantes também, mas o aumento constante de sua carteira e o consequente incremento de entradas de novos negócios na empesa é um dos objetivos principais de qualquer organização.

Por isso, separamos uma série de dicas de como conseguir novos clientes e, como você já deve estar desconfiando, dois conceitos vão fazer parte de nosso discurso para mostrar a você como captar mais clientes: relacionamento e conhecimento sobre o perfil dos clientes.

Veja nossas 8 sugestões de como captar novos clientes!

E depois de conquistar mais clientes, é importante mantê-los sempre satisfeitos por meio de um bom atendimento, saiba mais sobre este assunto baixando nosso Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente, feito pela Agendor em parceria com quem domina essa matéria – as empresas Endeavor e NeoAssist.

 

Nossas dicas vão começar com as táticas mais usuais e seguir um caminho em direção a outras, menos conhecidas, dê uma olhada:

1. Defina o perfil de seus clientes

Seja sua clientela formada por pessoas físicas ou jurídicas, é possível determinar um perfil e procurar outros clientes semelhantes, que precisem das mesmas soluções que sua empresa oferece.

Temos um material pronto para você consultar que dá todos os detalhes sobre a criação deste perfil e como captar clientes com ele: O Guia da Prospecção, como gerar leads qualificados e prontos para comprar.

2. Indicações de clientes atuais

Aqui o relacionamento é fundamental. Existem alguns clientes com os quais desenvolvemos um contato mais próximo e de confiança. Essas pessoas podem indicar suas soluções para outras empresas, apresentar compradores ou executivos. É claro que eles não vão te apresentar concorrentes deles, mas empresas de outros segmentos que podem usar as mesmas soluções que você oferece e eles recomendam.

3. Clientes antigos de outras empresas

Vendedores costumam ter uma carreira que passa por vários empregadores, às vezes até disputados no mercado. Veja lá atrás se algum cliente de outros tempos não se encaixa nos produtos ou serviços que você oferece hoje, na empresa em que está trabalhando.

como captar clientes

4. Rede de relacionamento com vendedores

Da mesma forma que têm muitos empregadores, vendedores têm muitos colegas no mercado. Entre em contato com aqueles que têm mais afinidade e “troque figurinhas”. Que clientes seus podem precisar das soluções que ele vende e vice-versa? É uma ótima maneira de como captar clientes qualificados!

5. A velha e boa internet

Sites de sindicatos, de associações patronais, de agências reguladoras e até de empresas concorrentes são uma rica fonte de informações de empresas que usam produtos e serviços que você vende.

Sabe quando um concorrente faz a lista das empresas que atende, todo orgulho, em seu site? Bom, ele entregou o ouro ali mesmo… É um jeito prático de como captar mais clientes!

6. Pesquise nas mídias sociais

Não, não é feio usar as mídias sociais durante o horário de trabalho, desde que você esteja tentando descobrir como captar novos clientes. É claro que o Facebook pode não ser o ideal para isso, mas blogs de discussão sobre assuntos técnicos – como informática, soluções de gestão, agricultura etc. -, podem ser a fonte certa para achar executivos de empresas procurando as soluções que você oferece. Cadastre-se em vários deles e mostre seus conhecimentos do assunto.

O LinkedIn é uma mídia social especialmente interessante para isso, inclusive com muitos grupos de discussão que serão excelentes para quem quer saber como captar clientes.

Já tem uma conta no LinkedIn? Então aproveite para conhecer nossa comunidade A arte de encantar e fidelizar clientes e participe de nossas discussões sobre vendas, negócios e relacionamento.

como captar clientes

7. Inbound e Marketing de Conteúdo

E se em vez de participar de blogs de outras empresas ou grupos de profissionais, sua própria empresa tiver um blog cheio de informações relevantes para seus clientes potenciais? E se além disso, esse blog tiver um sistema e ferramentas mostrando quais clientes se interessam por quais produtos ou serviços, quem está só se informando, quem realmente precisa de suas soluções etc.? Isso é o que se chama de Inbound Marketing, uma técnica que se baseia em SEO e conteúdo relevante.

Vejas detalhes sobre isso nestas postagens:

8. Sites de anúncios de empregos

Não, ninguém está sugerindo que você procure uma nova oportunidade de carreira no mercado! Mas pense da seguinte forma: se você vende colheitadeiras e lá encontra uma empresa que anuncia vagas para condutores especializados nesse tipo de máquina… cliente em potencial localizado!

Essa pode ser uma boa dica de como captar novos clientes, não acha? E mais: se a empresa está contratando, possivelmente, está passando por uma fase de crescimento e investimentos.

Tente isso. Existem diversos sites gratuitos que anunciam vagas, eles podem ser uma excelente fonte de prospects para você.

Que achou destas 8 dicas de como conquistar clientes? Já usou alguma delas, tem alguma outra que ajuda muito você em seu dia a dia? Use os comentários e compartilhe com a gente!

 

Fonte: http://www.agendor.com.br

Divulgação

Quando se fala em ações promocionais, muitas vezes, o que aparece em nossa mente são ações do tipo desconto ou que envolvam promotoras demonstrando ou divulgando produto em supermercado e outros estabelecimentos. A promoção de vendas é um dos braços mais importantes do marketing e, hoje, em plena Era da Experiência, ela se torna ainda mais estratégica para o sucesso das empresas.

Objetivos de ações e campanhas promocionais

Diversos são os objetivos das ações e campanhas promocionais, entre os principais, podemos destacar:

  • incentivar novos consumidores a experimentar e a comprar o produto;
  • influenciar consumidores atuais, estimulando a fidelidade a marca;
  • aumentar a participação no mercado;
  • apresentar inovações do produto;
  • diferenciar uma marca de seus concorrentes;
  • eliminar/reduzir estoques nos pontos de venda;
  • gerar tráfego nas pontos de venda.

Dicas para desenvolver uma ação promocional

É necessário que você conheça o perfil tanto da empresa quanto de seu público-alvo. Inicie desenvolvendo um planejamento da ação ou campanha promocional. É importante que este planejamento contenha:

  • Os objetivos gerais e específicos da ação.
  • A justificativa para a realização da campanha/ação promocional.
  • O público (principal e secundário) que deverá ser atingidos pela ação.
  • O conceito da ação (o que se quer passar ao público, qual será o tema da campanha).
  • O tipo de ação que será realizada.
  • A mecânica da ação (como ela funcionará).
  • Os recursos (humanos e financeiros) que serão necessários para a realização da campanha.
  • Como será divulgada a ação/campanha promocional.
  • Como serão medidos e avaliados os resultados da ação.

Exemplos de ações promocionais

Em um primeiro momento, muitas empresas pensam em fazer promoções com prêmios. O que muitos não sabem, é que este tipo de promoção envolve diversos aspectos legais, por exemplo, é necessário ter uma autorização específica da Caixa Econômica Federal. Uma alternativa é realizar concursos culturais, que são os que dependem do esforço individual dos participantes, por meio da criação de uma peça (frase, foto, ilustração, etc.).

A cada dia, novas opções de ações promocionais estão sendo criadas. Cada vez mais, busca-se desenvolver ações de impacto para que o público tenha uma experiência positiva com a marca, produto ou serviço.

Confira alguns exemplos:

Offline:

  • programa de incentivo;
  • bonificação;
  • sorteio;
  • concurso;
  • distribuição de amostras e de brindes;
  • apresentação de produtos no PDV.

Online:

As campanhas ou ações promocionais realizadas na internet, deve explorar três desejos essenciais do consumidor que está presente no meio digital: informação, entretenimento e relacionamento.

As mídias sociais são perfeitas para isso, pois elas possibilitam segmentar facilmente o público-alvo, possuem valor relativamente baixo para realização de ações simples, oferecem ferramentas que possibilitam o relacionamento com o público, entre outros benefícios. Basicamente, tudo o que você faria no offline pode ser adaptado para o ambiente online, porém, lembre-se de conhecer as características desse meio para que a adaptação seja assertiva.

Alguns exemplos de ações promocionais que podem ser desenvolvidas no meio digital são:

  • concursos culturais;
  • sorteios;
  • banners interativos;
  • desenvolvimento de jogos e aplicativos com fins específicos;
  • clubes de blogueiros;
  • disponibilização de conteúdo interativo.

O atendimento

Para que as suas ações promocionais tenham bom resultado, lembre-se de sempre informar sua equipe sobre a campanha antes dela ser divulgada de fato. Todos os funcionários que têm contato com o cliente devem conhecer em detalhes a ação que será realizada, estando prontos para orientar e motivar os clientes a participar.

As ações ou campanhas promocionais são excelentes opções para melhorar resultados e a experiência do cliente com determinada marca. Capriche no planejamento da ação e ponha em prática as nossas dicas! Vamos Avanti?

Fonte: http://blog.penseavanti.com.br/acoes-promocionais-dicas/